Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Dave Hodrien

A história da música sobre os discos voadores e os alienígenas

A música, assim como todas as expressões artísticas, é um reflexo da cultura e da sociedade que a cria, ressaltando valores e costumes de sua época. Nesse contexto, UFOs, alienígenas, contatos e abduções não poderiam ficar de fora da inspiração dos compositores, muitos deles testemunhas de avistamentos e estudiosos do assunto.

Categoria: ABDUÇÕES | CONTATISMO | CULTURA | MÚSICA E UFOLOGIA | TESTEMUNHOS

Os discos voadores e seus tripulantes sempre fizeram parte da história humana, ainda que fossem chamados por outros nomes e interpretados de acordo com a cultura de cada época. Todos já lemos ou ouvimos falar de anjos, mensageiros, deuses, escudos flamejantes, carruagens de fogo, navios dos céus e mais incontáveis epítetos usados para designar o que hoje chamamos de naves alienígenas e seres extraterrestres.

Sinais e pessoas vindas do céu são símbolos tão fortes que atravessaram gerações e culturas e desembocaram na literatura como nós a concebemos hoje. Embora já houvesse algo parecido no século XVIII, a ficção científica envolvendo veículos e seres de outros planetas ganhou corpo no século XIX e explodiu no século XX.

O assunto é usado regularmente como fonte de inspiração para grandes sucessos de Hollywood desde a década de 50, embora a maior parte das vezes os ETs sejam retratados sob uma luz depreciativa. Os UFOs e seus tripulantes também estão nas propagandas de produtos e de lojas e dos romances de ficção científica continuam constando histórias de visitas e de encontros com seres de outros mundos. Portanto, não causa surpresa que o tema tenha chegado ao universo musical, uma das mais expressivas formas de registro cultural que conhecemos.

1947. Apenas coincidência?

Muitas pessoas não imaginam como é o vasto número de músicas e de bandas que trataram, e tratam, de Ufologia. Quando se pede para que se citem faixas sobre UFOs ou alienígenas, muitos listarão clássicos como Starman [Homem das Estrelas], de David Bowie, baladas mais modernas como Out of Space [Espaço Sideral], da banda The Prodigy, ou trilhas sonoras como as dos filmes da série Homens de Preto [1997], estrelados pelos atores Will Smith e Tommy Lee Jones. Mas existem literalmente centenas e centenas de músicas com temática ufológica, e elas retrocedem aos anos 40. Algumas vezes — os artistas que as escreveram foram inspirados por experiências reais e não apenas por seu interesse no assunto.

A história da música com temática ufológica pode ser traçada até 1947, quando a banda de country rock The Buchanan Brothers lançou uma canção intitulada When You See Those Flying Saucers [Quando Você Vir Aqueles Discos Voadores]. O grupo formado pelos irmãos Chester e Lester Buchanan já era bem conhecido do público, mas a música tornou-se extremamente popular na época e ficou na história como uma das mais famosas da banda. Ela foi, até onde sabemos, a primeira faixa de temática ufológica a ser gravada e lançada por um selo fonográfico.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.