Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Umberto Visani

Avistamentos de discos voadores e abduções durante a Idade Média

Muitas pessoas acreditam que os UFOs começaram a surgir em 1947, logo após o fim da Segunda Guerra. Isso não é verdade. E também não é verdade que eles nos visitaram na Antiguidade, se foram e então retornaram após alguns milênios. A verdade é que eles nunca retornaram, simplesmente porque eles nunca se foram...

Categoria: ANJOS E SANTOS | ANTIGUIDADE | INVESTIGAÇÃO | UFOs E A IGREJA CATÓLICA | UFOs E RELIGIOSIDADE | UFOs NA IDADE MÉDIA

Quando o assunto é Ufologia, há uma tendência a se colocar o célebre avistamento de Kenneth Arnold, ocorrido em 24 de junho de 1947, como o início do Fenômeno UFO propriamente dito. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que o planeta foi visitado e até colonizado por alienígenas em seu passado remoto, imaginando que os extraterrestres que se foram há milênios retornaram apenas no século XX.

Em algumas ocasiões, alguns pesquisadores chegaram a examinar a famosa e enigmática onda de avistamentos de aeronaves misteriosas ocorrida nos anos de 1896 e 1897 nos Estados Unidos, considerando-a como o primeiro núcleo da fenomenologia ufológica. Porém, se tivessem examinado jornais, documentos e crônicas anteriores, descobririam que já estavam presentes alguns relatos com características precisas e facilmente reconhecíveis para o observador moderno. O objetivo deste texto é tirar do esquecimento toda uma série de testemunhos provenientes dos séculos XVII, XVIII e XIX, bem antes da onda dos UFOs e do início da Era Moderna dos Discos Voadores.

Vale ressaltar que os relatos que citaremos aqui não são os únicos que remontam a esses séculos. Os que escolhemos para este estudo são aqueles menos conhecidos do público. E a partir de agora vamos conhecê-los [O leitor poderá encontrar muitos relatos históricos sobre objetos voadores anômalos na obra OSNIs: Segredos dos Russos, publicada pela Biblioteca UFO em 2016 com o código LIV-036. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: www.ufo.com.br]. Os relatos que escolhemos para este estudo são aqueles menos conhecidos do público em geral. A partir de agora vamos conhecê-los.

Casos no século XVII

Este período da história humana observou um aumento exponencial no interesse científico pela astronomia. Galilei Galileu, Giovanne Cassini, Christiaan Huygens e muitos outros astrônomos publicaram vários testes teóricos e o assunto ganhou a atenção de muitos outros pesquisadores em áreas correlatas. Também é importante lembrarmos que a Sociedade Real de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural — ou simplesmente Royal Society, como a entidade é conhecida — foi fundada em Londres, em 1660, tornando-se um expoente do pensamento científico.

Esse clima de pesquisa e estudo científico, portanto, levou a um forte interesse pelos fenômenos celestes, apoiado por uma mentalidade aberta e científica também na observação daquilo que resultava de difícil explicação e que refutava uma categorização clara. À essa visão científica na observação dos fenômenos se juntaram numerosos outros relatos de contato com entidades percebidas como estranhas ao consenso humano, que, se comparadas aos modernos casos de encontros próximos com seres extraterrestres, resultam muito semelhantes.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.