Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Daniel C. Carneiro

Discos voadores na Chapada Diamantina

Muitos casos de avistamentos de UFOs e contatos com seus tripulantes sequer chegam ao conhecimento dos pesquisadores e descobri-los requer dedicação e muito trabalho investigativo. Todo o esforço, no entanto, é recompensado quando se descobrem eventos importantes cujos protagonistas ainda estão vivos para contar suas histórias. A Ufologia só tem a ganhar com isso.

Categoria: AVISTAMENTOS | CASUÍSTICA | RELATOS | TESTEMUNHOS
crédito: CÉSAR AQUINO
ampliar
Detalhe da Serra do Capa Bode, um dos pontos de maior fluxo de ufólogos na Chapa Diamantina, devido à sua elevada incidência ufológica
SAIBA MAIS
Discos voadores vistos nas Guerras da Coreia e do Vietnã A noite oficial dos UFOs da Espanha Queda de um UFO em Dalnegorsk em 1986: O Roswell Soviético?

Nosso país, de proporções continentais, esconde segredos e mistérios de todos os tipos, que acabam caindo no esquecimento ou são desconhecidos da quase totalidade das pessoas. Entre estes mistérios estão ocorrências ufológicas importantes e desconhecidas, que contam a história da ação de outras inteligências cósmicas em nosso território — elas formam uma das casuísticas ufológicas mais ricas do mundo. Infelizmente, no entanto, nem todos os pesquisadores têm condições e oportunidade de garimpar tais casos.

Quando levamos em conta que durante décadas muitas regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e interior do Sudeste viveram quase que isoladas do resto do país, e que muito do que ocorria em suas pequenas cidades não tinha qualquer publicidade ou repercussão, podemos imaginar quantas importantes ocorrências ufológicas se perderam ao longo do tempo. Isso sem mencionarmos que muitos casos de avistamentos de discos voadores foram confundidos com lendas folclóricas e seus tripulantes, com assombrações.

A cidade de Morro do Chapéu, situada a leste da Chapada Diamantina, na Bahia, é uma dessas regiões ricas em avistamentos ufológicos pouco conhecidos da maioria de nós. O município é famoso por suas paisagens de rara beleza, que abrigam cachoeiras, montanhas e cavernas, como a incomparável Gruta dos Brejões, que tem cerca de 8 km de extensão e contém, além de um rio subterrâneo, um notável sítio paleontológico. A gruta tem a segunda maior entrada ou boca de caverna do Brasil, com mais de 120 m de altura e 60 m de largura.

Dezenas de testemunhas

Em 30 de novembro de 1994, entre 19:00 e 20:00, no então afastado bairro denominado Pachola, moradores que estavam na porta de suas casas no fim do dia para uma amistosa e habitual conversa entre vizinhos avistaram a silenciosa chegada de uma estranha luz arredondada, vinda do céu. A aproximação ocorreu de forma lenta e sem uma trajetória definida e as características do fenômeno só foram percebidos gradativamente. Com isso, mais pessoas saíam de suas casas para observar, enquanto que outras faziam o inverso, voltavam para o interior e trancavam portas e janelas, com medo do que estava acontecendo.

Quando chegou mais perto das testemunhas, a luz parecia ter o tamanho de um carro de passeio. Sua cor era de um vermelho intenso e ela emitia feixes de luz similares a faíscas vermelhas, roxas, azuis e amarelas, que lembravam luzes de solda elétrica. Após vários minutos sobrevoando a área, o objeto desceu sobre um campo de futebol que existia no bairro, parando a cerca de dois ou três metros do solo. Exatamente embaixo de onde a luz descia havia um cavalo preso a um pilar de madeira por uma guia, que foi violentamente arrebentada pela fuga desesperada do animal.

De acordo com as testemunhas, a passagem do artefato, sobretudo quando baixou, aumentou a temperatura do ambiente, o que foi percebido por todos.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.