Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Wander Alcaraz

Duas aeronaves encontram um disco voador em pleno voo

Um caso envolvendo as tripulações treinadas de duas aeronaves, diversos funcionários de um movimentado aeroporto internacional e outros itens de grande estranheza conferem ao Caso Bariloche o título de um dos mais importantes e bem documentados da Argentina.

Categoria: AVISTAMENTOS | CASUÍSTICA | FILMES E FOTOS | UFOs E AVIAÇÃO
crédito: EDITORIA DE ARTE SOBRE FOTO BOEING
ampliar
Não são poucos os casos em que a aproximação de UFOs causa problemas e interferências nos instrumentos de bordo de aeronaves, oferecendo sério perigo à sua navegabilidade
SAIBA MAIS
Discos voadores vistos nas Guerras da Coreia e do Vietnã A noite oficial dos UFOs da Espanha Queda de um UFO em Dalnegorsk em 1986: O Roswell Soviético?

Em 1995, a turística cidade argentina de San Carlos de Bariloche recebeu visitantes um pouco diferentes daqueles com os quais está acostumada. O município de pouco mais de 130 mil habitantes, famoso por ser o destino favorito para amantes dos esportes da neve, viveu na noite de 31 de julho um episódio muito significativo da casuística ufológica do país, combinando diversos aspectos que tornam seu estudo fascinante. Para este caso em particular os pesquisadores puderam contar com documentos oficiais provenientes de órgãos civis e militares que corroboram a veracidade dos fatos registrados, descartando a possibilidade de uma interpretação equivocada por parte das testemunhas e investigadores. Além dos documentos, os próprios observadores do fenômeno, suas qualificações profissionais e sua distribuição geográfica pela área aumentam ainda mais a credibilidade do evento ufológico.

Devemos ao pesquisador Heriberto Janosch, fundador do Centro Argentino para La Investigación y Refutación de La Pseudociencia (CAIRP), a pesquisa inicial e busca pelos documentos junto às instituições civis e militares na Argentina quanto ao caso. Este texto tenta oferecer ao leitor uma visão dos fatos sob a óptica das testemunhas e à medida que os fatos ocorreram. Os depoimentos considerados são os do comandante Jorge Polanco, piloto do Boeing 727 da companhia Aerolíneas Argentinas, do suboficial Daniel García, que desempenhava o papel de chefe de operações do Aeroporto Internacional de Bariloche, para onde se dirigia a aeronave, do suboficial Ramón Blanco, que estava na torre como controlador de tráfego aéreo naquela noite, e do suboficial Nicolás Araya, que também estava presente como observador meteorológico.

Blecaute inexplicado

Na noite dos fatos houve uma sequência muito peculiar de situações envolvendo a equipe do aeroporto, tanto o pessoal de solo quanto observadores meteorológicos e controladores de tráfego aéreo, além das tripulações do avião das Aerolíneas e outro da Gendarmeria Nacional, a Polícia de Fronteira Argentina. Na ocasião, a região de Bariloche se encontrava às escuras devido a um blecaute elétrico inexplicado, que, de acordo com testemunhas, se iniciou na área de estacionamento do aeroporto e segundos depois tomou toda a cidade. Enquanto integrantes da equipe de solo tratavam de ativar os equipamentos auxiliares de iluminação da pista, puderam observar um objeto voador não identificado intensamente iluminado pairando sobre o prédio principal e alguns dos hangares a uma altitude que lhe permitia clarear o solo e até uma das testemunhas.

Pouco depois as providências necessárias foram tomadas e o equipamento elétrico auxiliar já estava ativado, mas voltou a sofrer novos efeitos causados pela presença daquele artefato desconhecido.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.