Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Renato A. Azevedo

Planetas anões podem ser os novos candidatos a abrigar vida biológica e até inteligente

Categoria: DISCUSSÕES | EXOPLANETAS | PESQUISA | PLANETAS EXTRASSOLARES

Em outubro de 2016, a nave New Horizons, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), encerrou a transmissão de dados obtidos no seu histórico encontro com Plutão, acontecido em 14 de julho de 2015. Enquanto ela segue agora para seu encontro com o asteroide 2014 MU69, marcado para 01 de janeiro de 2019, os cientistas prosseguem a análise das informações em um processo que levará vários anos. E, para surpresa geral, surgem mais e mais indícios de que Plutão pode conter os ingredientes para a existência de vida.

Os cientistas perceberam similaridades entre o planeta anão e a lua Titã, de Saturno. Como esta última, Plutão tem uma névoa atmosférica a cerca de 30 m de altitude, formada por partículas de compostos orgânicos, principalmente metano. Essas moléculas são quebradas pela radiação do Sol e caem na superfície. A coloração avermelhada em várias regiões do distante mundo pode se dever a outros compostos orgânicos, como hidrocarbonetos, nitritos e outros, que podem se combinar e produzir moléculas complexas pré-bióticas, como o cianeto de hidrogênio.

Química orgânica complexa

Outra comparação com Titã reside na presença de tolinas, moléculas orgânicas complexas produzidas pela ação solar sobre partículas atmosféricas — são de coloração avermelhada e podem explicar regiões dessa cor vistas em Plutão. Esse material avermelhado também foi avistado ao redor do que parecem ser vulcões de gelo em Plutão. O planeta anão ainda é suspeito de possuir um oceano subterrâneo, mantido liquefeito pela ação de elementos radioativos no interior do pequeno mundo. Química orgânica complexa, material disponível e uma fonte de energia são requisitos para o surgimento da vida.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.