Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Paul Stonehill

Queda de um UFO em Dalnegorsk em 1986: O Roswell Soviético?

A alegação que tanto agrada aos céticos, de que naves construídas para encarar as horríveis condições cósmicas não iriam se acidentar na Terra, é uma falácia. Quando falamos de construções mecânicas, não há porque imaginar que elas não falhem, ainda que isso aconteça muito raramente.

Categoria: ACOBERTAMENTO UFOLÓGICO | AVISTAMENTOS | QUEDAS DE UFOs | SONDAS UFOLÓGICAS
crédito: ALEXANDRE JUBRAN
ampliar
O artefato que se acidentou em Dalnegorsk, em janeiro de 1986, segue sendo um mistério para a Ufologia
SAIBA MAIS
Discos voadores vistos nas Guerras da Coreia e do Vietnã A noite oficial dos UFOs da Espanha O mistério das luzes de Hessdalen segue sem solução

Por todo o mundo existem relatos de quedas de artefatos inexplicados. Muitas vezes eles nada têm de anormais, podendo ser meteoritos ou pedaços de lixo espacial que retornam ao planeta. Mas há vezes em que a explicação pode ser outra. Como esses casos são sempre tratados com sigilo e normalmente investigados pelas forças armadas, pouco se sabe sobre o que realmente caiu e por quê. O segredo em torno desses misteriosos artefatos é ainda maior quando se tratam de casos ocorridos na antiga União Soviética, cujos relatórios oficiais de investigação desapareceram ou estão trancafiados, em silêncio, nos cofres oficiais de Moscou. 

 

Ainda assim, alguns casos foram tão ruidosos que conseguiram furar a barreira do segredo e atravessar as antigas fronteiras soviéticas. Como o ocorrido na região de Primorsky Krai, que ocupa a extremidade sudeste da Rússia. Primorsk significa marítimo em russo, e a região é por vezes referida como Província Marítima. Primorsky Krai faz fronteira com a China, a Coreia do Norte e o Mar do Japão. A pitoresca cidade de Dalnegorsk, um antigo assentamento de mineração, está localizada ali, em um vale estreito junto ao Rio Rudnaya, cercado por todos os lados de florestas e colinas, estas repletas de cavernas profundas. 

 

“O Caso Roswell Russo”

 

O fato extraordinário ocorreu em Dalnegorsk em 29 de janeiro de 1986, às 19h55, para sermos precisos, e alguns chamaram o evento ocorrido naquela noite de inverno de “O Caso Roswell Russo”. Naquele dia de janeiro, uma esfera laranja-avermelhada sobrevoou a cidade, cruzou parte de Dalnegorsk e caiu no Monte Izvestkovaya, uma área calcária também conhecida como Elevação ou Colina 611, devido ao seu tamanho. O artefato voou silenciosamente e paralelo ao chão, sua forma foi descrita como sendo quase redonda, sem projeções, asas ou janelas, e sua cor era semelhante à do aço inoxidável polido.

 

À época, algumas testemunhas locais assumiram que o objeto fosse um meteorito, enquanto outras achavam que fosse algo fora do comum. Yevgeny Serebrov, que na ocasião era estudante e hoje é um cientista, mencionou que o artefato não tinha rastro atrás dele — não houve explosão, apenas um impacto poderoso quando o aparelho atingiu a montanha. Segundo artigo publicado no jornal Trud [Trabalho], em 2003, os cientistas que mais tarde chegaram a Dalnegorsk, vindos das cidades de Vladivostok e Khabarovsk, determinaram que o objeto se movia a 15 m/s e disseram a Serebrov e aos outros garotos que meteoritos e fragmentos de foguetes não poderiam voar dessa maneira. 

 

Viktor Korotko, editor do jornal local Trudovoye Slovo [Palavra Trabalhista], estava perto da montanha durante a queda do misterioso artefato. Ele afirmou que um pequeno incêndio irrompeu no local de impacto, mas que durou pouco tempo.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.