Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO DE CAPA

Por Donald Schmitt

Roswell: a resposta humana a um evento extraordinário

Mesmo passados quase 70 anos, o Caso Roswell ainda é o mais icônico e importante episódio da Ufologia Mundial de que temos notícia. Ele é o tesouro dos caçadores de mistérios e dos teóricos da conspiração por envolver acobertamento militar, intimidação de testemunhas, captura de uma nave espacial e de seus tripulantes. Com Roswell começou o descrédito ligado aos UFOs e também a política do acobertamento em vigor até hoje. Mas a pergunta é: até quando?

Categoria: ACOBERTAMENTO UFOLÓGICO | BASES SECRETAS | CASO ROSWELL | EQUÍVOCOS | EVIDÊNCIAS FÍSICAS | QUEDAS DE UFOs

A relevância das testemunhas oculares tem de ser restituída dentro da Ufologia. Ela tem sido enfraquecida por revisionistas e céticos que estabelecem um duplo padrão para o que é aceito como verdade. Fatos são fatos, e criminosos ainda são condenados com base unicamente nas declarações de testemunhas. A Ufologia sempre exigiu — e sempre deveria exigir — um nível científico muito mais alto de aceitação por parte do público devido à natureza extraordinária do fenômeno. Mas, deixando de lado os céticos, aqueles de nós que ainda declaram objetividade deveriam dar às testemunhas toda e qualquer oportunidade para contarem os fatos como os conhecem, muito embora aquilo que digam possa nos desagradar. Do contrário, vamos nos tornar nada mais do que coletores de histórias e cair na mesma armadilha da complacência em que cai a maioria dos jornalistas contemporâneos quando o assunto são os UFOs.

Nos últimos 25 anos, grandes esforços foram feitos para encontrar explicações para um dos mais desconcertantes e impossíveis mistérios de todos os tempos: o que de fato caiu perto de Roswell, em 1947? O Governo dos Estados Unidos distribuiu possíveis respostas que mais parecem saídas da cabeça de uma criança, pesquisadores debatem não se houve um UFO envolvido no caso, mas onde e até mesmo quantos, e detratores continuam tentando desmascarar o fato, obviamente sem sucesso. Depois de investir por muitos anos na tentativa de eliminar qualquer outra explicação, restam apenas dois cenários possíveis: ou o Caso Roswell perpetua uma grandiosa campanha para encobrir algum projeto extremamente sigiloso que deu errado ou os fatos realmente ocorreram da forma como afirmam todas as testemunhas.

Surpreende o fato de que tantos de nós, subjetivamente, descartamos centenas de relatos de testemunhas oculares e simplesmente inserimos uma hipótese aleatória em seu lugar. Depois tentamos fazer todos os fatos conhecidos magicamente se encaixarem na nova forma. É a nova “teoria do mês”, como gostamos de chamá-la. Seguindo essa lógica, seria preferível que alguém fabricasse descaradamente todo o episódio para encobrir a verdade, com a condição de que, algum dia, preferencialmente enquanto ainda estivermos vivos, um governo mais transparente divulgue os arquivos e a verdadeira natureza do ocorrido seja revelada. Infelizmente, o oficialismo continua no escuro, acabando por criar mais suspeitas do que soluções. Tudo de forma bastante indefinida. O controle da divulgação de informações ainda é o preceito primário das autoridades. Muitas vezes movido apenas por medo e ignorância.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.