Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Renato A. Azevedo

Stephen Hawking, um legado inigualável para a humanidade

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento”.

Categoria: ASTROFÍSICA | CIÊNCIA | PESQUISA | REVELAÇÕES | TEORIA EVOLUCIONISTA

Stephen Hawking, fã de experimentos simples, realizou um em 12 de junho de 2009. Ele deixou tudo preparado para uma grande festa em um salão da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e aguardou. Precisamente às 12h00 ele voltou sua cadeira de rodas para a porta, mas ninguém veio. “Que lástima”, comentou no segundo episódio da série O universo Segundo Stephen Hawking, do canal a cabo Discovery Channel [2010], explicando que somente após esse horário enviou para vários lugares os convites para a celebração. Conforme disse: “Eu gosto de experiências simples e de champanhe. Então, combinei duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado é possível”.
 
O famoso astrofísico explicou que esperava que cópias dos convites sobrevivessem por centenas ou milhares de anos, até o desenvolvimento tecnológico permitir a viagem no tempo. Assim, um viajante do tempo poderia encontrar o convite e comparecer à festa, comprovando a possibilidade de tais deslocamentos temporais. No episódio mencionado, dedicado ao tempo, Hawking comenta que a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, permite teoricamente que o espaço-tempo contínuo — o tecido de que a realidade é formada — seja “dobrado” até o ponto de ser possível retornar ao passado. Porém, o gênio britânico afirma que, como nenhum viajante do tempo compareceu à festa, a viagem temporal talvez seja impedida por algum mecanismo ou lei física ainda desconhecida para nós. “No entanto, é provável que tal deformação causasse um raio de radiação que destruísse a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si”, comentou.

A história está por toda internet, e agora, talvez, esta revista represente mais uma oportunidade para que o experimento dê certo. Quem sabe, se exemplares desta edição da Revista UFO sobreviverem tempo suficiente, algum futuro viajante do tempo possa ler estas palavras e decidir comparecer à festa de Stephen Hawking. Seria algo interessante de se ver.

Antes do Big Bang


Uma das últimas entrevistas do grande gênio foi concedida ao colega cientista Neil DeGrasse Tyson, no episódio final da quarta temporada do talk show Star Talk, apresentado por este último. Tyson perguntou o que Hawking considerava que pudesse existir antes do Big Bang, o início do universo, há cerca de 13,8 bilhões de anos. Hawking explicou que qualquer coisa que existisse antes desse momento se tornou inacessível para nós, pois nosso espaço-tempo contínuo só passou a existir após o Big Bang. É importante que seja salientado que este conceito nada tem de explosão, como é comumente representado, sendo mais adequadamente explicado como uma súbita expansão.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.