Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

REVISTA UFO | EDIÇÃO 197 | fevereiro de 2013

EM FOCO

Polêmicas da Ufologia

por Ricardo Varela Correa

 

Santa inocência, Batman!

Nos meus tempos de criança, Robin sempre colocava um assunto em discussão com Batman usando a frase do título desta seção. Isso me faz lembrar uma situação atualíssima. Hoje, estamos na era das redes sociais, não havendo dificuldades para publicar informações ou disseminar ideias. Quando se tratam de imagens, por exemplo, basta abrir uma conta no Youtube e postar tranquilamente cenas capturadas ou editadas — podemos publicar com facilidade desde o espirro do nosso cãozinho até filmes de supostos UFOs. Portanto, a sempre polêmica questão das imagens em Ufologia só pode ser um prato cheio em qualquer debate. Quais são falsas e quais são verdadeiras?

 

Santa inocência, Batman! O Robin dos meus tempos de criança, agora com quase 70 anos, se assustaria com a quantidade de vídeos de supostos UFOs que circulam na internet — e não adianta explicar que a maioria são erros de interpretação de meros fenômenos conhecidos. Enquanto nos tempos da “dupla dinâmica” um filme registrando um fenômeno ufológico só seria considerado válido após exaustiva análise, hoje qualquer imagem colocada no Youtube logo é dada como prova definitiva de um avistamento. E, pior, as críticas a elas são consideradas impróprias. Enfim, Robin está certo: Santa inocência, Batman!

 

Precisamos tomar muito cuidado para falar que isso ou aquilo é impossível, pois parece que o destino dos homens é realizar ou provar coisas impossíveis -  Claudeir Covo

 

O Fenômeno UFO é real e basta investigá-lo um pouco para se concluir que a presença alienígena na Terra é incontestável e deve ser considerada por nossa ciência. Mesmo assim, os cientistas insistem em afirmar ser impossível reconhecer suas características, tornando-se necessário mostrar-lhes que o impossível não existe, que é apenas uma questão de análise em determinadas épocas. Nem é preciso citar as inúmeras mudanças de paradigmas que ocorreram na história da humanidade.

 

Mesmo assim, admitamos, as provas científicas do Fenômeno UFO são mais fracas do que gostaríamos, e por essa razão, quando se fala de imagens ufológicas, é de extrema importância separar os casos de erro de interpretação daqueles reais e impactantes, para que estes não sejam ridicularizados e venham a perder a credibilidade. A conclusão é de que o leitor deve agir como a “dupla dinâmica” do passado, investigando e analisando com cuidado os vídeos publicados no Youtube. Sempre!

 

 


ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.