Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

REVISTA UFO | EDIÇÃO 80 | julho de 2002

MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Peru Cria Comissão para Investigar UFOs

De acordo com o jornal El Comercio, o governo peruano organizou um grupo especial para investigar os avistamentos de discos voadores no país. Em dezembro de 2001, a Força Aérea Peruana criou um novo departamento para a investigação de fenômenos anômalos. O país torna-se, assim, o segundo sul-americano a criar um grupo oficial para estudar as ocorrências ufológicas. Seu vizinho, o Chile, fez algo similar em 1997. Ainda conforme o El Comercio, o diretor do departamento é o comandante Jose Luis Chamorro, da Força Aérea Peruana. “O mais importante aqui é a segurança. Se uma aeronave não peruana entrar no nosso território sem autorização, ela deve ser informada ou interceptada imediatamente, seja equatoriana, russa ou marciana”, afirmou Chamorro. Segundo ele, a missão é destruir o inimigo e capturar a sua tecnologia. Além do comandante, integram o grupo o professor Abraham Ramirez Lituma, diretor da Academia da Força Aérea do Peru e expert nas leis aeronáuticas, o antropólogo Fernando Fuenzalida, o físico Mariano Zegarra e o hipnólogo Anthony Choy.

Museu Evoca Vida Extraterrestre

A busca de sinais de vida extraterrestre é o tema de uma fantástica exploração virtual do espaço e tempo cósmicos, que abre suas portas no vanguardista planetário do Museu de História Natural de Nova York. Para sua exposição, o museu mobilizou cem pesquisadores, astrofísicos, técnicos em informática e criadores, que produziram um dramático filme de 23 minutos, que transforma nossa visão do cosmos e revela inumeráveis mundos onde poderia haver vida. “O filme, intitulado A Busca de Vida: Estamos Sós?, constitui um hino à vida”, resumiu a presidenta do museu, Ellen Futter, na apresentação à imprensa deste ambicioso espetáculo, que custou US$ 3 milhões. Narrado pelo ator Harrison Ford, o filme foi exibido na imensa tela hemisférica de 380 graus do planetário, conhecido como o Centro Rose para Terra e Espaço.

 

As imagens e o som de 23 alto-falantes deixam as pessoas fascinadas. Harrison Ford resume o desafio: “Há alguns anos, evocar outros planetas era uma fantasia, mas do campo da ficção científica (...) Agora, o número de galáxias onde poderia haver vida é simplesmente fantástico”. Segundo Ellen, o novo espetáculo do museu é baseado nas últimas descobertas científicas. “Os avanços dos últimos anos permitem aos cientistas assegurar que poderão determinar se existe mesmo alguma forma de vida fora da Terra”.

 

A viagem pelo cosmos oferecida no museu começa em Marte, onde poderia haver água. Em seguida, o espectador é “levado” para Europa, uma das luas gigantes de Júpiter, que está recoberta por uma camada de gelo, sob a qual também poderiam existir formas de vida. “Se chegarmos a encontrar organismos em algum desses planetas, isso quer dizer que há vida e que é possível encontrá-la”, afirmou o diretor do departamento de Astrofísica do museu, Michael Shara.

Varginha Concede ET de Ouro

Como se já não bastasse a renomada e intensa casuística ufológica mineira, Varginha agora fará parte do circuito cinematográfico brasileiro. A cidade promoveu um festival de cinema, de 17 a 23 de março último, que concedeu aos melhores filmes o prêmio ET de Ouro. Isso mesmo: O ET de Varginha, que já é famoso em todo o mundo, agora também é prêmio de cinema! O projeto é uma iniciativa do cineasta Marcelo Nascimento e conta com o apoio da prefeitura varginhense. Nessa primeira edição foram inscritos seis longas, 19 curtas e 12 vídeos, além de uma mostra competitiva de filmes relacionados ao tema Direitos Humanos e Liberdade. Os cineastas amadores de Varginha também puderam participar com seus trabalhos relacionados à Varginha e sua Gente. Foram inscritos os seguintes longas: Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, com Selton Mello, Raul Cortez e Juliana Carneiro da Cunha; Timor Lorosae — O Massacre que o Mundo Não Viu, documentário dirigido por Lucélia Santos; O Mar por Testemunha, de Gustavo Lipsztein; O Casamento de Louise, de Betse de Paula; Conexão Brasil, filme de ação dirigido e estrelado pelo paranaense Talício Sirino e Cronicamente Inviável, de Sérgio Bianchi, com Cecil Thiré e Beth Golfman. As projeções do 1º Festival de Cinema de Varginha foram realizadas no Theatro Municipal Capitólio, com capacidade para 700 espectadores. Além dele, O Cine Tenda, armado na Concha Acústica da cidade, reapresentou os filmes exibidos durante a semana.

Ufologia Cresce na Internet

 

A internet está repleta de informações para quem estuda e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Ufologia e seus fenômenos. Mas um site brasileiro divulga, diariamente, as principais notícias espalhadas pela imensa rede de informações ufológicas do planeta. O Rastreador News (www.rastreadornews.com), mantido pelo jornalista e consultor de UFO Alexandre Gutierrez, comemorou um ano de existência em fevereiro passado. “Em 2001, foram mais de 50 notícias relacionadas à manifestação de UFOs no planeta. Tudo isso virou notícia, divulgada em todas as listas de discussão do fenômeno e na lista exclusiva de assinantes do site”, afirmou o jornalista.

 

Para Gutierrez, as aparições de discos voadores nunca estiveram tão freqüentes quanto atualmente. “Recebo diariamente notícias de todas as partes do mundo. O que impressiona é a total falta de interesse dos grandes veículos de comunicação na divulgação destes fatos, que não deixam de ter um caráter jornalístico”. Para 2002 estão previstas algumas mudanças no design e na abordagem editorial das matérias. “O site vai crescer, mas o foco principal continuará sendo o Fenômeno UFO”, concluiu.

 

E para os leitores de UFO o site www.ufo.com.br reserva muitas novidades em 2002, a começar pelo visual. O layout foi totalmente reformulado para abrigar o maior número possível de informações ufológicas, e não somente a versão eletrônica da revista. A partir de agora, os internautas também terão acesso a notícias ufológicas mundiais e poderão interagir na versão impressa de UFO, através da participação em enquetes e fóruns de discussão periodicamente promovidos pelo site. Além disso, o sistema de compras pela internet está mais rápido e dinâmico. Ao se cadastrar no site, o internauta receberá uma senha com qual poderá comprar qualquer produto do Grupo Editorial Paracientífico (GEP), tranqüilamente e sem burocracia.

UFOs no Chile e Turquia

No último dia 26 de janeiro, às 23h00, o Departamento Geral de Polícia de Adiyaman, Turquia, recebeu um telefonema informando que um objeto voador muito brilhante estava sendo observado no lado oeste da cidade. Uma patrulha foi deslocada para o local e os policiais também testemunharam o fenômeno. Logo chegaram mais agentes, que passaram a filmar o objeto. Segundo eles, o artefato girava em torno do próprio eixo e disparava luzes coloridas.

 

Dois dias depois, por volta das 02h00, dois objetos similares foram vistos na mesma cidade – e filmados por cerca de meia hora. O ufólogo turco Haktan Akdogan, presidente do Centro de Pesquisa de Ciências Espaciais UFO Sirius, telefonou para o governador de Adiyaman, Halil Isrik, para falar sobre o incidente. O governador afirmou que cinco UFOs tinham sido observados, e que cerca de 20 policiais e centenas de civis testemunharam o evento. Na filmagem, os objetos são vistos em movimento e é possível notar que estão girando em torno do próprio eixo. Eles não produziram nenhum som e não eram em nada semelhantes aos aviões conhecidos.

 

Felizmente, testemunhas de ocorrências ufológicas recentes, em todo o mundo, têm conseguido documentar os avistamentos. Outro exemplo disso foi um misterioso objeto retangular, com mais de 70 m de diâmetro, filmado em 17 de fevereiro por Nora Beytia e Francisco Correa, moradores de San Gregorio, à 120 km de Punta Arenas, no Chile. As imagens foram divulgadas pelo noticiário 24 Horas. Segundo as testemunhas, o objeto submarino não identificado (OSNI) estava flutuando sobre a água e parecia possuir luzes em suas extremidades. Instantes depois, alterou sua luminosidade e submergiu.

 

Para o investigador do portal Ovnivisión Chile (www.ovnivision.cl/index_final.asp), Jaime Tamayo, se trata de um vídeo, no mínimo, estranho. “É preciso analisar a fita sem a edição e conversar com as testemunhas. Mas o que observamos pela televisão parece ser muito interessante”, afirmou. A Marinha do Chile ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

 

crédito: ovinivisión
Objeto submarino  Não Identificado (OSNI) observado no Chile
Objeto submarino Não Identificado (OSNI) observado no Chile

 

 Círculos Ingleses em Hollywood

O diretor M. Night Shyamalan (de O Sexto Sentido e Corpo Fechado) está finalizando o filme Signs (Página oficial: http://bventertainment.go.com/movies/signs/), cuja história gira em torno do fenômeno dos círculos ingleses. “Esses círculos são intrigantes e me pareceram um bom começo para contar uma história apavorante”. O diretor afirmou ainda que a produção se responsabilizou por fazer os desenhos em todos os campos escolhidos. “Nós fizemos tudo. Contratamos algumas pessoas de galáxias distantes para ajudar”, brincou. Mel Gibson interpreta o protagonista Graham Hess, um padre que tem sua fé desafiada quando estranhos círculos aparecem nas plantações de sua fazenda. “O filme diz algo sobre o sobrenatural que pode surpreender”, adianta Gibson. A estréia de Signs está prevista para o dia 02 de agosto, nos Estados Unidos. No Brasil, deve chegar algumas semanas depois.

 

Prêmio Cindacta Continua Reconhecendo Talentos em 2002

Em sua segunda edição, o Prêmio Cindacta vem incentivando o trabalho dos ufólogos brasileiros, divulgando e premiando as melhores conferências, matérias veiculadas na Revista UFO, obras, pesquisas e a principal revelação ufológica do ano. Desta vez, até mesmo os que participarem da votação, que se encerra em 1º de maio, irão concorrer a 20 inscrições para o III Simpósio Ufológico da Baixada Santista, que acontecerá em julho. Para votar, é só enviar os nomes dos indicados nas categorias citadas para Rua Manoel Fernandes Júnior 157, Vila Maia, 11410-110 Guarujá (SP) ou para o e-mail [email protected] Até o momento, os mais votados foram: Abduções e Casos Ufológicos Pesquisados com Hipnose, de Mário Rangel, na categoria Melhor Conferência Ufológica do ano 2001; UFOs Registrados Pela Aeronáutica Brasileira, matéria de Jeferson Martinho veiculada na Revista UFO 78; Seqüestros Alienígenas, Investigando Ufologia com e sem Hipnose, livro de Mário Rangel que concorre ao prêmio de Melhor Obra Ufológica de 2001. Para melhor pesquisa, a mais votada é OVNI Filmado pela TV Bandeirantes, realizada pela Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) e Josef David é o mais cotado para levar o prêmio de Principal Revelação Ufológica.

ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.