Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Bob Pratt

Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa: A resposta para o Fenômeno UFO pode ser um mergulho no hiperespaço

A Revista UFO resgata com a família do grande pioneiro da Ufologia Brasileira esta entrevista original, feita ainda nos anos 70, em que o entrevistado apresenta uma visão transcendental do Fenômeno UFO ? que se mantém atual hoje.

Categoria: AÇÃO GOVERNAMENTAL | CONTATISMO | TELEPATIA | UFOs E MÍSSEIS ATÔMICOS

Era o ano de 1979. O então Centro Nacional de Estudos Ufológicos (CENEU), uma das maiores e mais bem estruturas entidades do gênero que já existiu no país, estava a pleno vapor nos preparativos para o I Congresso Internacional de Ufologia, que aconteceria em Brasília, de 26 a 30 de outubro daquele ano, e marcaria uma fase de excepcional produtividade para a Ufologia Brasileira. Alguns meses antes do evento, o general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, criador e presidente do CENEU, foi procurado pelo conhecido ufólogo e jornalista norte-americano Bob Pratt, que lhe solicitou uma entrevista. Sempre afeito a aceitar todas as oportunidades de divulgar a Ufologia, principalmente junto a profissionais sérios, Uchôa, então com 72 anos, concordou de imediato e convidou Pratt à sua residência, em Brasília, onde lhe concedeu esta longa entrevista, em inglês. O momento era oportuno e o diálogo foi centrado nos dois primeiros livros publicados pelo entrevistado, Além da Parapsicologia e A Parapsicologia e Os Discos Voadores, recentemente relançados pela Editora do Conhecimento [Endereço: www.edconhecimento.com.br].

A entrevista que o saudoso general deu a Pratt ficou por décadas restrita a pequenos círculos e à família de Uchôa, que agora a disponibilizou para a Revista UFO. Seu filho, o igualmente general do Exército Brasileiro Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, a cedeu para publicação e ainda ajudou a elaborar esta introdução. Seguidor dos passos do pai muito além de sua carreira militar, Paulo, que foi Secretário Nacional Antidrogas, vem há anos trabalhando no segmento que o pai atuava na Ufologia — aquele que trata da intersecção entre a disciplina, a parapsicologia e a espiritualidade — e acaba de fazer uma brilhante conferência no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013). Publicar esta entrevista com o general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa é também uma forma de a UFO prestar uma homenagem à sua memória. Pode-se dizer que, se a França e os Estados Unidos têm Jacques Vallée, que compartilha ambas as nacionalidades, o Brasil teve Uchôa, que há décadas também foi um grande pensador da questão ufológica e dono de ideias e respostas para o Fenômeno UFO que são ousadas até mesmo hoje. Ambos ofereceram respostas revolucionárias para o enigma dos discos voadores, mas Uchôa foi muito além, partindo da teoria à prática.

“O General dos UFOs”


Nascido em Murici (AL) e falecido em Brasília em março de 1996, a cidade que adotou por boa parte de sua vida, Uchôa foi professor, engenheiro e reitor universitário, além de condecorado oficial do Exército Brasileiro. Ele era chamado de “O General dos UFOs” por ser uma espécie de porta-voz da Ufologia em todos os segmentos do meio militar do país, assim como nos ambientes governamentais e acadêmicos, nos quais tinha tráfego respeitado.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.