Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Fernando A. Ramalho

A Ufologia deve ser tratada de forma holística e multidisciplinar

Quanto mais conhecemos o Fenômeno UFO, mais temos a necessidade de entendê-lo em suas múltiplas formas. Os alienígenas estão presentes em nosso mundo e em nossa evolução desde sempre, mas conhecê-los apropriadamente é um grande desafio.

Categoria: AGROGLIFOS (CÍRCULOS INGLESES) | COMISSÃO BRASILEIRA DE UFÓLOGOS (CBU) | ESTUDO MULTIDISCIPLINAR | MONITORAÇÃO EXTRATERRESTRE | PESQUISA | SUMÉRIOS

Com grupos ufológicos concentrados principalmente nas capitais e cidades litorâneas, a Ufologia Brasileira se recente da falta de grandes pesquisadores e de organizações que a promovam no interior do país. Poucas são as entidades que, ao desenvolverem suas atividades de forma independente fora das grandes regiões metropolitanas, alcançam um impacto nacional. Um desses grupos é o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), de Araçatuba, no interior de São Paulo.

Mesmo não tendo a Ufologia como foco principal de suas pesquisas, uma vez que a base de atividades de seus membros é a astronomia, o Instituto de senvolve trabalhos de caráter cultural e científico também na área de astrobiologia e paraciências, incluindo as hipóteses de existência de vida extraterrestre inteligente, com destacado foco na Ufologia, contando com a participação de ufólogos renomados.

 Com o objetivo de promover e divulgar as pesquisas de seus membros e as novidades científicas, o INAPE realiza, desde 2001, um evento anual batizado de Cosmos, composto por um ciclo de palestras que acontece no mês de julho, envolvendo ufólogos e cientistas notáveis das mais variadas áreas, como astronomia, astrofísica, psicologia, parapsicologia e espiritualidade — tudo em uma simbiose abrangente e pacífica. Nosso entrevistado desta edição é um dos responsáveis pela existência do evento.

Estudo multidisciplinar

Advogado, professor, pedagogo e diretor de diversas organizações comerciárias do Estado de São Paulo, Gener Silva é o presidente do INAPE desde sua fundação, em 1996, e um entusiasmado defensor da aplicação e difusão da multidisciplinaridade no estudo e conhecimento dos mistérios do universo. Não por acaso, e em analogia à essa abordagem filosófico-holística do espaço sideral, o pesquisador é detentor de um extenso currículo técnico, o que o embasa a ir muito além das singulares atividades de seu Instituto.

Como muitos pesquisadores já entrevistados pela Revista UFO, Gener Silva também teve seu interesse pelo assunto despertado na infância, por meio dos livros. Neste caso, foi no primeiro volume da coleção A Conquista do Espaço [Logos, 1960], do professor Júlio Minham, membro da Associação Brasileira de Astronomia, que o pesquisador encontrou o assunto pela primeira vez, estampado sob o título Discos Voadores: A Prova Material. O artigo falava sobre dois casos ocorridos no Brasil, um em Campinas e outro em Ubatuba — ambos os episódios, como sabemos, se tornaram clássicos da literatura ufológica.

 

 

crédito: NATURE
Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.