Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Equipe UFO

Jacques Vallée: O Fenômeno UFO pode ser muito mais complexo e impenetrável do que pensamos

A inteligência por trás dos UFOs é muito maior e mais complexa do que se supõe. É uma forma de consciência, extraterrestre ou não, que não nos é possível compreender ? tão avançada ou estranha que interagir com ela talvez seja impossível para a espécie humana

Categoria:
crédito: Daniel Rebisso Giese
ampliar
JACQUES VALLÉE

No momento em que a Revista UFO alcançou a expressiva marca de sua centésima edição, em junho de 2004, a entrevista do mês apresentada aos leitores na ocasião também foi com um dos nomes mais importantes do cenário ufológico mundial, o matemático, astrofísico e astrônomo Jacques Vallée, Ph.D. Nascido na França e naturalizado norte-americano, atualmente residindo em San Francisco, o estudioso também é escritor e cientista da computação, área em que se destacou pelo desenvolvimento do primeiro mapeamento computadorizado de Marte para a NASA e por seu trabalho na empresa SRI International, que resultou na criação da Arpanet, precursora da moderna internet.

 

Abrindo uma brecha na sua reclusão espontânea do meio ufológico, Vallée atendeu com extrema cordialidade o pedido de entrevista formulado pela Equipe UFO e não se esquivou à sabatina a que foi submetido através das perguntas de vários de nossos integrantes e convidados. Suas respostas às nossas indagações, que tanto impacto causaram naquela época, permanecem perfeitamente atuais agora, pois tratam de questões significativas sobre a presença alienígena na Terra. Tanto em 2004 quanto em 2013, os pensamentos do entrevistado merecem ser, mais que lidos, refletidos. Por isso, esta edição traz reformulado o trabalho com o estudioso, resgatando um conteúdo de muita importância.

Imaterialidade dos UFOs

Vallée não é um ufólogo comum, mas alguém que tem uma intimidade sem igual com o Fenômeno UFO, e defende ao mesmo tempo a necessidade da pesquisa científica da hipótese extraterrestre para os UFOs e a adoção do conceito de interdimensionalidade para explicar sua ação em nosso meio. “Quando eu me aproximei da Ufologia, nos anos 60, pensei que a hipótese extraterrestre era a melhor de todas as que havia para explicar o fenômeno, e disse isso em meus dois primeiros livros. Mas fui forçado a mudar de opinião porque os dados que coletei contradizem essa hipótese”, declara o cientista, que hoje considera que a inteligência por trás do Fenômeno UFO é tão complexa que pode ser inalcançável para os seres humanos.

 

Seu primeiro trabalho como astrônomo foi no Observatório de Paris, em 1961. Mas logo no ano seguinte ele já morava nos Estados Unidos e trabalhava no Observatório MacDonald, da Universidade do Texas. O estudioso também passou pela Universidade do Michigan e Universidade Northwestern, no estado de Illinois, onde conheceu seu colega e pioneiro da Ufologia Mundial J. Allen Hynek. Vallée, que já era interessado por Ufologia, teve em Hynek um mentor que o fez ingressar de cabeça neste fascinante mundo. Mas, diferentemente do pioneiro — que tinha uma visão material da manifestação ufológica —, Vallée via a natureza do Fenômeno UFO como ambígua.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.