Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Revista UFO

Carlos Reis: Precisamos tirar a Ufologia da UTI

Categoria: CASUÍSTICA | HISTÓRIA DA UFOLOGIA

Nosso entrevistado desta edição é notadamente conhecido no cenário ufológico como uma pessoa polêmica.Enfático em suas afirmações e dotado de uma sinceridade muitas vezes desconcertante, o ex-ufólogo Carlos Reis já provocava discussões sobre os rumos da Ufologia em março de 2000 (e até antes disso), quando publicou em UFO 70 o artigo Para Onde Caminha e Qual é o Futuro da Ufologia Brasileira, com o qual ganhou o Prêmio Cindacta na categoria de Melhor Matéria desta publicação, naquele ano. “Se a Ufologia pudesse ser comparada a um paciente de hospital, o quadro seria crítico: internada na UTI, míope, arrítmica, capenga, desorientada, com grave insuficiência respiratória, dificuldade de comunicação e quase surda”, já disparava na época, demonstrando seu claro ceticismo para com o futuro desta disciplina.

 

Essa desmotivação com os rumos da Ufologia, aliada a fatores pessoais, o afastou do circuito ufológico. Reis passou a buscar, então, outros conhecimentos que pudessem responder às suas inquietantes perguntas. E foi “olhando para dentro”, segundo ele, que começou a encontrar as respostas. Em seu livro Os Portais do Santuário, lançado recentemente pela Biblioteca Esotera, ele trata do exercício e aprendizado que motivou sua transformação, e convida o leitor a uma sincera reflexão de suas convicções e — por que não? — a uma mudança de paradigmas. Na entrevista a seguir, Reis nos conta como aconteceu essa transformação, trata do insistente acobertamento ufológico por parte das autoridades, do uso da hipnose na Ufologia e dos cuidados que os pesquisadores devem ter em seu relacionamento com a imprensa.

 

Quando você começou a se interessar por Ufologia, o que lhe parecia mais intrigante? Inicialmente, meu gosto pela Ufologia era apenas curiosidade, achava um tema interessante e por isso sempre o olhei com muito respeito e seriedade. Mas somente passei a pesquisar e a estudar com mais profundidade quando comecei a adquirir livros e revistas sobre o assunto. Daí em diante entrei definitivamente no circuito, permanecendo nele até o início dos anos 90, portanto, durante 20 anos. Não dá para destacar o que era mais intrigante em um conjunto de dados e informações que me eram totalmente desconhecidos à época, mas um fato me chamava à atenção: o elevado número de tipos de naves e seres que eram relatados e mostrados na literatura! Isso para mim era espantoso e deveria haver uma explicação.

 

Depois de 20 anos debruçado nos livros, nas pesquisas, na reflexão que o tema exigia, deduzi que ele não me apresentava nenhum progresso real, eu estava literalmente andando em círculos, sem chegar a lugar algum

 

Por que você saiu da Ufologia? Essa é uma longa história, mas vou tentar resumi-la.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.